Viva pessoal!
Tenho aqui uma problema para o qual procuro solução e tenho a certeza que aqui sabem
Atenção que não estou ligado à área, o meu conhecimento é básico por isso não peguem de leve comigo
A ligação de telefone cá em casa é distribuida pelo router/hub da internet. Isto é, o cabo coaxial liga ao router e do router sai um cabo simples de telefone que liga a uma tomada de telefone distribuindo o sinal de telefone para qualquer telefone(aparelho) que se ligue noutra tomada.
A partir de um certo dia o telefone deixou de funcionar. Assim que ligo um telefone em casa a uma tomada, o router dá sinal que o telefone está "em chamada" mas no telefone em si não há qualquer som ou sinal.
Resumindo muitas horas à volta disto, vou resumir o essencial.
A assistência do ISP fez os testes e garante que o problema está na electrónica da rede caseira.
Como aparentemente ele assume que um telefone está em uso/chamada eu pensei que algum cabo poderia estar danificado/mau contacto o que estava a fazer com que o sinal fosse bloqueado para todas as tomadas.
O que já tentei:
-Se ligar o telefone directamente ao router/hub ele funciona perfeitamente, o que prova que o sinal é lançado do router e que o telefone não está avariado.
-Os cabos estão todos bons. Confirmei.
-Tentei ligar o router e o telefone em outras tomadas da casa que não as que estavam inicialmente.
-Comecei a abrir todas as tomadas e a desligar os 2 cabos que vêm da parede de modo a anular a tomada. Desliguei todas da casa deixando apenas uma. Não resultou.
-Tentei usar filtros nas tomadas. Não resultou.
Enfim tentei algo que me deixou o telefone a funcionar mas provisóriamente.
Peguei num "splitter" do tipo Line-> Phone + Modem, e sem sequer utilizar uma tomada de parede liguei o cabo que vem do router ao "Line", e o telefone ao "Phone" e ele fez a ligação directa. O telefone funciona. Mas o local onde o telefone fica é longe do router e por isso seria bom ter as tomadas de parede a funcionar.
Queria muito aprender sobre o funcionamento da rede telefonica e perceber o que está a causar a interrupção do sinal nas tomadas da casa, para tentar reparar isto sozinho.
Espero não ter esquecido nada, e agradeço desde já a ajuda de cada um!
Abraço