ELETRONICA ATUALIZADA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ELETRONICA ATUALIZADA

ESTE FÓRUM DESTINA-SE A DISCUSSÃO TÉCNICA, ESQUEMAS, MANUAIS, MODOS DE SERVIÇOS, DADOS TÉCNICOS E ASSUNTOS RELACIONADOS A ÁREA DE ELETRONICA
 
InícioInício  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 como fazer um controlador de velocidade de fans

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
moreirafz




Masculino Número de Mensagens : 4
Idade : 34
Emprego/lazer : militar
Humor : leds
Data de inscrição : 11/02/2012

como fazer um controlador de velocidade de fans  Empty
MensagemAssunto: como fazer um controlador de velocidade de fans    como fazer um controlador de velocidade de fans  EmptyTer 04 Fev 2014, 1:01 am

boas eu ando a tentar por uma ventoinha de 12v de pc ligada a uma fonte de alimentação de 12v mas ela fica sempre com uma rotação baixa aquilo que eu queria . a duvida é as minhas ventoinhas são de 4 pinos e queria saber como fazer um controlador para elas darem o máximo ou o minimo..
alguem sabe me dizer? a ventoinha é de 0.28A
Ir para o topo Ir para baixo
Admilson Peres




Masculino Número de Mensagens : 2
Idade : 63
Emprego/lazer : Técnico em eletrônica
Humor : Bom
Data de inscrição : 24/08/2014

como fazer um controlador de velocidade de fans  Empty
MensagemAssunto: Re: como fazer um controlador de velocidade de fans    como fazer um controlador de velocidade de fans  EmptyDom 24 Ago 2014, 2:27 am

moreirafz escreveu:
boas eu ando a tentar por  uma ventoinha de 12v de pc ligada a uma fonte de alimentação de 12v mas ela fica sempre com uma rotação baixa aquilo que eu queria . a duvida é as minhas ventoinhas são de 4 pinos e queria saber como fazer um controlador para elas darem o máximo ou o minimo..
alguem sabe me dizer? a ventoinha é de 0.28A
Olá Moreira
Com relação à sua solicitação sugiro 2 maneiras para conseguir isso:
Usar uma fonte de alimentação de 12V regulável, acho que isso dá certo
Outra coisa seria montar uma fonte de 12V com transformador e colocar um dimer para controlar a tensão do primário do transformador isso faz com que os 12V de saída seja variável e deverá variar a velocidade da ventoinha.
Só que neste último caso torne os 12V em corrente contínua.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
 
como fazer um controlador de velocidade de fans
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Como fazer Lock em Oscilador PLL
» Como fazer Lock em Oscilador PLL do Transmissor de FM
» Como fazer Lock em Oscilador PLL para FM
» duvida como fazer driver para leds
» Como fazer um adaptador caseiro de controle de um PS2 para USB!!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ELETRONICA ATUALIZADA :: TÓPICO GERAL :: COLOCAR PEDIDO DE AJUDA-
Ir para: